Widex Aparelhos Auditivos

PERDA AUDITIVA

A perda auditiva atinge mais de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo. Será que você tem este problema?

A perda auditiva começa de maneira muito sutil e, normalmente, manifesta-se com dificuldade de escutar a fala de amigos e parentes. Com o passar do tempo, a dificuldade vai se agravando, até chegar a um ponto no qual você sentirá dificuldade de compreender o mundo em sua volta.

É preciso agir rapidamente para restabelecer a qualidade de vida. Alguns sinais são essenciais para a detecção da perda auditiva. São eles:

  • Em ambientes lotados, fica mais difícil entender o que as pessoas dizem;
  • Você precisa solicitar que tudo o que foi dito seja repetido um pouco mais alto;
  • É preciso manter o volume da TV elevado;
  • Você pode não conseguir escutar muito bem o que é dito em uma conversa telefônica;
  • Dificuldade para participar de uma conversa em grupo por que não está escutando direito, causando confusão.

TIPOS DE PERDA AUDITIVA CONDUTIVA

A perda auditiva condutiva pode ser classificada, sendo que a maioria dos tipos pode ser contornada com o uso dos aparelhos auditivos, principalmente para aqueles casos nos quais o órgão de Corti na cóclea está em boas condições.

SINTOMAS MAIS COMUNS

Muita dificuldade de escutar sons baixos nos mais diferentes tons, independentemente de serem graves ou agudos.

POR QUE ALGUÉM PODE APRESENTAR PERDA AUDITIVA CONDUTIVA?

Vários fatores podem causar o problema, como infecção no ouvido médio, cerume acumulado no ouvido, problemas na membrana da mucosa do ouvido médio, chamados de colesteatoma e otosclerose, causados pelo crescimento incorreto de um osso próximo ao ouvido médio.

Widex Aparelhos Auditivos

É a perda auditiva caracterizada pelos danos causados ao ouvido interno, ou ainda à área nervosa que faz a ligação do ouvido ao cérebro. Trata-se de uma perda permanente e mesmo sons em alto volume acabam parecendo abafados.

CAUSAS DA PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL

Existem diversas causas para a perda auditiva neurossensorial, entre elas as seguintes:

  • Envelhecimento;
  • Condições genéticas;
  • Constante exposição a ruídos elevados;
  • Uso excessivo de drogas;
  • Efeito colateral em tratamento do câncer;
  • Traumatismo craniano;
  • Doenças como neuroma acústico, meningite, esclerose múltipla, doença de Ménière e problemas na formação do ouvido interno;
  • Problemas congênitos;
  • Entre outros.

Este tipo de perda auditiva não tem cura e o tratamento mais eficiente é feito com o uso de aparelhos auditivos. O médico otorrinolaringologista deve fazer o diagnóstico.

O problema pode acontecer em apenas um dos ouvidos (unilateral) e em ambos os ouvidos (bilateral).

A surdez unilateral é quando o paciente apresenta perda de audição completa ou parcial em apenas um ouvido. A administração da perda auditiva é feita com o uso de aparelho, garantindo uma melhora muito importante na capacidade de escutar.

Widex Aparelhos Auditivos

COMO DESCOBRIR O GRAU DE PERDA AUDITIVA?

O médico otorrinolaringologista pode avaliar o grau de perda auditiva de cada paciente e indicar os modelos de aparelhos auditivos mais eficientes para cada diagnóstico. Com o audiograma, o médico pode identificar em qual dos 7 graus abaixo sua capacidade de audição se encaixa:

Normal

Ligeira

Leve

Moderada

Moderadamente grave

Severa

Profunda

VOCÊ JÁ CONHECE OS TIPOS DE PERDA AUDITIVA?

A perda de audição pode acometer um ouvido ou ambos os ouvidos. Mesmo assim, existem 4 configurações para as perdas auditivas.

Widex Aparelhos Auditivos

Bilateral x Unilateral

A perda bilateral atinge os dois ouvidos, enquanto a unilateral afeta apenas um ouvido.
Widex Aparelhos Auditivos

Simétrica x Assimétrica

A perda assimétrica mostra que a incapacidade auditiva é diferente em ambos os ouvidos, enquanto a perda simétrica significa que os dois ouvidos apresentam exatamente o mesmo tipo de perda de audição.
Widex Aparelhos Auditivos

Progressiva x Repentina

Enquanto a perda progressiva vai se agravando com o tempo, a perda de audição repentina acontece espontaneamente, muitas vezes após um acidente.
Widex Aparelhos Auditivos

Flutuante x Estável

A perda auditiva flutuante não é estável, melhora ou piora com o passar do tempo. Já a estável permanece sem alteração.

O QUE É O ZUMBIDO NO OUVIDO?

O zumbido no ouvido não é considerado uma doença e pode aparecer por causa de diversos motivos, entre eles o envelhecimento, infecção no ouvido, neuropatia sensorial e até mesmo por causa do excesso de cerume.

Em alguns casos, o constante contato com sons muito altos pode gerar zumbido no ouvido. O problema pode piorar em alguns dias de estresse excessivo, cansaço, tabagismo, consumo excessivo de álcool, uso de drogas, queda na imunidade e doenças.

Widex Aparelhos Auditivos

O QUE É A PERDA DA DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA?

Este problema acontece quando o paciente tem a capacidade de escutar, mas não consegue compreender o que foi dito. A perda de audição não é caracterizada apenas pela falta da capacidade de escutar, mas também pela dificuldade que as pessoas têm de entender aquilo que é dito.

Neste problema, alguns sons muito específicos da fala não conseguem ser interpretados pelo cérebro por causa de algum dano em uma região muito pequena e estreita. O diagnóstico da discriminação auditiva deve ser feito pelo médico otorrinolaringologista. Para isso, é preciso fazer um teste de “Índice de Reconhecimento da Fala”.